Ficou perdido na notícia? Pesquise aqui no blog as noticias do PIBID- LCN

24 de janeiro de 2013

Projeto: Rio Itapecuru

No dia 24 de setembro de 2011 é lançado o projeto denominado "Rio Itapecuru" onde os alunos puderam transmitir de forma oral um diagnóstico sobre o que estava ocorrendo no rio Itapecuru, estiveram apoiando essa idéia os professores das áreas de Química, Matemática e Física e onde também de forma interdisciplinar trabalharam levando em conta a atual situação que o rio se passa no trecho aqui na cidade de Codó.
Saiba mais sobre o Rio Itapecuru.

rio Itapecuru, possui aproximadamente 1.500 km de extensão, o rio nasce no sul do estado brasileiro do Maranhão, corre para leste e deságua na baía de São José, no golfo Maranhense.
A largura do rio varia de 50 a 120 metros.
O Itapecuru abastece 75% da população de São Luís, além de outras cidades.

A bacia do Itapecuru

A bacia do rio Itapecuru se estende a leste do Maranhão, ocupando considerável área de sul a norte, em terrenos relativamente baixos e de suaves ondulações, totalizando aproximadamente 54.027 quilômetros quadrados. Constitui-se num divisor entre as bacias do Parnaíba, a leste, e a do Mearim, a oeste.
Seus principais afluentes são os rios Alpercatas, Corrente, Pucumã, Santo Amaro, Itapecuruzinho, Peritoró, Tapuia, Pirapema, Gameleira, Codó, Timbiras e Coroatá.
Caracterização física
Conforme a SUDENE, Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste, o Itapecuru pode ser caracterizado fisicamente em 3 regiões: alto, médio e baixo. Dentre os principais fatores que determinam essa caracterização podemos citar: a rede de drenagem, o relevo da bacia e a navegabilidade.
Alto Itapecuru
Vai da nascente no município de Mirador,onde é altamente preservado e resguardado pela Parque Estadual do Mirador, onde a COOPERMIRA, Cooperativa dos Técnicos em Proteção Ambiental do Parque Estadual do Mirador, exerce a responsabilidade de gerir esta Unidade com um trabalho de Fiscalização e Educação Ambiental, presidido pelo Sr. Laaércio Pereira de Araújo. Aqui predominam chapadões, chapadas e costas, com um relevo fortemente ondulado, atingindo altitudes de 350 metros nas serras do Itapecuru, Crueiras e Boa Vista. É uma região de difícil navagabilidade, sendo possível apenas em pequenas canoas até o seu mais importante afluente, o rio Alpercatas, em Colinas.
Médio Itapecuru
Localizado entre os municipios de Colinas e Caxias. Aqui prevalece o relevo de chapadas baixas, com ondulações de suave a forte, sendo a diferença de altitude da ordem de 60 metros.
Baixo Itapecuru
Estende-se de Caxias até a foz, localizada na baía de São José. Caracteriza-se por um relevo de suave a ondulado. É o trecho de maior navegabilidade que, porém, é prejudicada pela baixa declividade do terreno, o que acaba formando bancos de areia a partir de Itapecuru-Mirim até a foz

Fonte: Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, volte sempre!