Ficou perdido na notícia? Pesquise aqui no blog as noticias do PIBID- LCN

12 de julho de 2013

Prêmio Prefeito Nota 10 pretende estimular gestão pública para melhorar Educação

O prêmio Prefeito Nota 10 pretende contribuir para melhorar a qualidade do ensino fundamental da rede pública no Brasil. Criado pelo Instituto Alfa e Beto – IAB, seu objetivo é estimular a gestão pública a oferecer melhorias para o ensino municipal.  A premiação ocorrerá a cada dois anos, a partir dos resultados da Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – Anresc, também conhecida como Prova Brasil. A primeira edição será em 2014.
A seleção será por meio dos microdados colhidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep.  “A gente pega a base de dados do Inep, analisa e vê quais escolas preenchem o critério. Tem que ser um município que tenha 70% dos alunos na rede municipal, 70% dos alunos da rede tenham feito a prova e 70% deles estejam acima do nível médio mínimo que o Ministério da Educação – MEC considera como adequado”, explicou João Batista Araujo e Oliveira, psicólogo especialista em educação e ex-secretário executivo do MEC.
IAB vai conferir ao Prefeito Nota 10 um prêmio em dinheiro no valor de R$ 200 mil. Mas, segundo Oliveira, não há obrigatoriedade para que o dinheiro do prêmio seja aplicado na melhoria da rede pública de ensino do município. “É uma decisão do prefeito. Cada prefeito vai fazer o que quiser. A gente vai, na entrega do prêmio, sugerir que ele faça isso. A ideia é chamar a atenção do ator político, que é o prefeito, para a responsabilidade dele com a questão da Educação. O prêmio é focado nisso”, disse.
Os prefeitos interessados em participar do prêmio não precisam fazer inscrição, que é automática. O prêmio será entregue ao município de melhor avaliação na Prova Brasil em solenidade que ocorrerá em São Paulo, durante o Seminário Internacional do IAB.
Com informações da Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, volte sempre!