Ficou perdido na notícia? Pesquise aqui no blog as noticias do PIBID- LCN

27 de julho de 2013

Prêmio Fapema 2013


Com 36,7% dos votos, o tema “Globalização e ciência: o intercâmbio de tecnologias para o desenvolvimento do Maranhão” foi o vencedor da enquete que escolheu o tema do Prêmio Fapema, edição 2013. Em segundo lugar na preferência ficou o tema “Ciência em busca da construção de redes sócio-produtivas e da preservação dos biomas maranhenses”, com 29,9% da preferência; seguido de: “Ciência e esporte na promoção da saúde, com 20,3% e “Conquista Aeroespacial: três décadas da Base de Alcântara no Maranhão na promoção da Tecnologia”, com 13,1%.

A votação para a escolha do tema teve início no dia 5 de fevereiro e esteve aberta no portal durante pouco mais de dois meses. Nas próximas semanas, a FAPEMA deverá lançar a marca e a identidade visual do prêmio com inspiração no assunto vencedor.
Voltado para o universo científico e as mudanças proporcionadas pela globalização, o mote favorece ao aparecimento de pesquisas que agregam diversas áreas, no intuito de promover o intercâmbio de experiências entre pesquisadores. Na avaliação da comissão da FAPEMA, essa diversificação contribuiu para a escolha do tema e deve fazer com que os pesquisadores se debrucem na concepção de novas ideias, nas mais diversas cadeias do processo científico e de inovação, na convergência por projetos pró-globalização.

Com a escolha “Globalização e Ciência” a fundação também pretende suscitar propostas que impulsionem o crescimento das pesquisas em várias frentes, como forma de garantir não só o avanço tecnológico, mas também o enfrentamento à pobreza. A ideia é propor um debate sobre o mercado global e sua integração com a cultura, a inovação e a possibilidade de abertura de novos negócios que favoreçam ao estado e ao país.

Isso porque, apesar do crescimento de 21,6% em atividades ligadas à ciência e tecnologia nos últimos cinco anos, o Brasil ainda apresenta uma posição intermediária no ranking mundial de inovação.  De acordo com o levantamento, divulgado em 2012, pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual, o país ocupa o 58º lugar entre 141 países analisados.  Já no ranking de globalização, realizado pela empresa de consultoria Ernst e Young, o país ocupa a 47ª posição, entre os 60 países de maior economia que participaram da pesquisa.

Voto popular - Nos últimos três anos, o tema do Prêmio Fapema foi escolhido pelo voto popular. Em 2012, sagrou-se campeão o tema "Ciência, Tecnologia e Cultura na Promoção do Desenvolvimento Regional Sustentável", com 58,4% da preferência dos votantes. Já no ano de 2011, a disputa foi mais apertada e com 39% dos votos, venceu "São Luís 400 anos: Revisitando a história, com visão no futuro".

Para a presidente da FAPEMA, Rosane Nassar Meireles Guerra, o tema escolhido para a premiação vem ao encontro do assunto que mediará as discussões do Fórum Mundial de Ciência 2013, evento que o Brasil sediará pela primeira vez, em novembro deste ano no Rio de Janeiro, sob o lema “Ciência para o desenvolvimento sustentável global”. “Com a eleição desse tema a sociedade mostra a sua preocupação em buscar soluções, por meio da pesquisa científica, para o enfrentamento de problemas socioeconômicos que afetam o nosso estado”, declarou Rosane Guerra.

A presidente também lembrou que a FAPEMA possui vários editais na perspectiva de proporcionar aos pesquisadores locais intercâmbio com a ciência e tecnologia mundiais, como o de apoio às instituições maranhenses, por meio da participação de estudantes no macro programa do governo federal – Programa Ciência sem fronteiras – , e os acordos de cooperação internacional que a fundação possui com o INRIA, CNRS, Fundação Bill e Melinda Gates e AIRD.

Sobre o prêmio – O Prêmio Fapema chega à sua nona edição como a maior premiação científica do Norte/Nordeste. O evento reconhece o talento dos pesquisadores locais e estimula a divulgação científica e tecnológica.

Podem concorrer ao prêmio alunos de ensino médio, alunos de graduação, mestres, doutores, pesquisadores, inventores, empresas inovadoras e pessoas que tenham contribuído para preservação dos bens imateriais e "saberes populares”.

Em sua primeira edição, no ano de 2005, foram 59 inscritos. Quatro anos depois, em 2009, o número aumentou mais de 300%, chegando a 243 inscritos. Em 2012, foram distribuídos prêmios que juntos chegaram a cerca de R$ 200 mil.

Fonte: Fapema

23 de julho de 2013

Mostra Acadêmico-Científica e Cultural do Curso de Ciências Biológicas- UEMA


A Mostra Acadêmico-Científica e Cultural do Curso de Ciências Biológicas é um evento organizado pelo curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Maranhão. Este ano está em sua oitava edição e tem por objetivo a divulgação das ações e atividades de pesquisa realizadas por estudantes (ensino fundamental, médio, graduandos e pós-graduandos) em trabalhos de pesquisa, extensão, estágios e monitoria para dar relevância à produção científica local.

Além disso, a VIII MACCBIO visa a integração acadêmica e cultural dos discentes e docentes de diferentes instituições de Ensino Superior e da Educação Básica acerca dos diferentes campos do conhecimento (científico, tecnológico, cultural e social) focando na área de Biotecnologia e Meio Ambiente.​

Objetivo: Promover a compreensão e divulgação de conhecimentos acadêmicos sobre Biotecnologia e Meio Ambiente a partir de seus processos aplicados a plantas e animais, biossegurança e impactos na biodiversidade. 

Simpósio Hipertexto abre inscrições para sua quinta edição

Em 2013 o Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação comemora seu 5º aniversário. Até o momento foram realizadas quatro edições do evento que, além de se tornar maior a cada ano, vem ratificando seu importante papel na agenda de eventos científicos no Brasil e no mundo.
Promovido pelo Núcleo de Estudos em Hipertexto e Tecnologias na Educação da Universidade Federal de Pernambuco (NEHTE/UFPE) e peloGrupo Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional (CCTE/UFPE), o Simpósio Hipertexto é realizado através de parceria entre a Pós-Graduação em Letras e a Pós-Graduação em Ciências da Computação da Universidade. A partir desta quinta edição o evento passa a ser anual e vai acontecer simultaneamente ao 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias, entre os dias 13 e 15 de novembro deste ano no Centro de Convenções da UFPE.
Mais uma vez o Simpósio Hipertexto abre espaço para apresentação de pesquisas empreendidas em diferentes áreas do conhecimento científico, sendo eixo central dos debates a relação entre Hipertexto e Educação. Com espaço consolidado na agenda nacional de eventos acadêmicos, a quinta edição do Simpósio vem para ampliar a discussão e estimular a troca de experiências entre pesquisadores, no Brasil e no exterior.
Com o tema Aprendizagem móvel dentro e fora da escola o evento é dirigido a professores, alunos e pesquisadores. Além de conferências, mesas-redondas e as sessões de comunicação e pôsteres digitais, também estão programadas atividades multiculturais e lançamentos de livros.
Na ocasião estarão presentes estudantes, professores e profissionais ligados às áreas de Letras, Educação, Comunicação e Ciências da Computação de diversas universidades. Entre os participantes confirmados estão os pesquisadores internacionais Jim Lengel (USA), Ana Amélia Carvalho (PRT) e Stephane Simonian (FRA). O corpo de pesquisadores brasileiros é composto por nomes como Luciano Meira (BRA) e José Manuel Moran (BRA), além dos coordenadores Antônio Carlos Xavier (Nehte/UFPE) e Alex Sandro Gomes (CCTE/UFPE).
MODALIDADES DE INSCRIÇÃO
O público interessado poderá participar do Simpósio Hipertexto como apresentador de trabalho ou como ouvinte. As inscrições para ambas as categorias já estão abertas e podem ser realizadas através do site do evento no endereço eletrônico www.simposiohipertexto.com.br
Os interessados em participar do evento como apresentadores de trabalho deverão atentar para as etapas de inscrição descritas no website do evento. Nesta categoria é possível efetuar inscrição nas modalidades: sessão de comunicação (pesquisadores e estudantes de pós-graduação) e; pôsteres digitais (exclusivo para estudantes de graduação). Haverá premiação para o melhor pôster apresentado entre os alunos de graduação. A inscrição de trabalhos segue aberta até 30 de agosto.
A participação sem apresentação de trabalho garante ao inscrito o livre acesso a todas as atividades do evento, além da certificação e do contato direto com pesquisadores, conferencistas e com as tendências atuais no cenário científico nacional e internacional. A inscrição nesta modalidade foi simplificada. Agora o participante só precisa preencher um simples formulário e efetuar o pagamento direto através do sistema PagSeguro.
Como forma de estímulo à divulgação de pesquisas e experiência vividas em sala de aula, secretarias de educação e instituições de ensino poderão realizar inscrições de grupos de pesquisadores. Grupos com mais de dez inscritos receberão descontos proporcionais nas taxas de inscrição, oferecidos pela organização do evento.