Ficou perdido na notícia? Pesquise aqui no blog as noticias do PIBID- LCN

29 de agosto de 2013

AVISO II SEMID

A Secretaria Acadêmica da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Campus VII – Codó, informa a todos os estudantes, bolsistas e profissionais da educação que as inscrições para o II SEMID SE ENCERRAM NO DIA 01 DE SETEMBRO. O mesmo acontecerá no Campus – Codó que tem como tema: Trabalho Docente na Educação Básica: Velhos Dilemas, Novos Desafios.
Submissão de Trabalhos: início dia 12 de agosto até 01 de setembro.
Submissão de oficinas e mini-cursos: início dia 20 de agosto até o dia 01 de setembro.
Resultados da submissão de trabalhos, oficinas e mini-cursos: dia 05 de setembro.

Clique no site abaixo e veja  mais informações

Veja as imagens de como está a área da futura 2ª horta do PIBID- LCN- UFMA


















Imagens: LILIANE CUNHA

28 de agosto de 2013

UFMA realiza II Seminário de Iniciação à Docência

O evento será realizado de 11 a 13 de Setembro no Campus de Codó

SÃO LUÍS - Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apontam que a Taxa de Analfabetismo da população maranhense, com a faixa etária entre 10 e 14 anos, é de 4,6 por cento. Enquanto isso, a mesma pesquisa indica que desta população com idade acima de 15 anos, 21,6 por cento destes não sabem ler ou escrever. O levantamento realizado, em 2010, mostrou ainda que 29,9 por cento da população maranhense encontra-se em idade escolar.
Tendo em Vista estes dados, o II Seminário de Iniciação à Docência (SEMID), cuja temática será Trabalho Docente na Educação Básica: Velhos Dilemas, Novos Desafios, se apresenta como uma oportunidade para fomentar o debate e a reflexão sobre as políticas de formação docente para a educação básica, bem como sobre as novas experiências que vem sendo desenvolvidas nas Universidades e nos Institutos Federais de Educação na sua articulação com as escolas públicas.
O II SEMID também possibilitará, aos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e aos profissionais de Educação básica, discutirem a política de formação dos licenciados tendo em vista as novas demandas da Educação básica, para além de contemplar os currículos formativos, os processos avaliativos e o papel das licenciaturas nas Universidades e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
Os participantes do II SEMID, estudantes dos cursos de licenciaturas e profissionais da educação básica, contarão com conferências, mesas redondas e minicursos ministrados pelos docentes das IES participantes. Durante a realização do evento, haverá apresentação de trabalhos e relatos de experiências nas modalidades de painel e de comunicação oral. Nesta edição, o evento ampliará suas atividades oferecendo aos alunos da educação básica uma mostra das profissões e das oficinas que serão ministradas pelos graduandos dos cursos de licenciaturas.
O evento será realizado de 11 a 13 de Setembro na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Campus de Codó. Para mais informações acesse o site. As inscrições estão são on-line, no site do evento. Para mais informações acesse o site: http://www.pibid.ufma.br/semid/, pelo e-mail: iisemid.ufma@gmail.com  ou por meio do número (99) 3661-2340. Participe!