Ficou perdido na notícia? Pesquise aqui no blog as noticias do PIBID- LCN

12 de setembro de 2013

Aberto o II Seminário de Iniciação à Docência (SEMID)

A cerimônia ocorreu no Campus de Codó, reunindo alunos, professores, autoridades públicas e a comunidade do município, que aproveitou para conhecer o evento e recepcionar os visitantes de outras cidades

CODÓ – Foram abertos, na noite da última quarta-feira, 11, os trabalhos do II Seminário de Iniciação à Docência, o SEMID, que discutirá o Trabalho Docente na Educação Básica: Velhos Dilemas, Novos Desafios. A cerimônia ocorreu no Campus de Codó, reunindo alunos, professores, autoridades públicas e a comunidade do município, que aproveitou para conhecer o evento e recepcionar os visitantes de outras cidades.
A mesa de abertura, que iniciou os trabalhos, os quais serão desenvolvidos até a próxima sexta, 13, foi composta pelo reitor da UFMA, Natalino Salgado; a Pró-Reitora de Ensino da Instituição, Sônia Maria Almeida; o coordenador Institucional do PIBID, Acildo da Silva; o diretor do Campus em Codó, José Carlos Silva; e, representando o prefeito do município, o secretário de governo, Ricardo Torres.
O SEMID é uma iniciativa da UFMA que propõe discutir as ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o PIBID, a partir da troca de experiências entre estudantes, professores e coordenadores envolvidos por meio de apresentação de pôsteres, minicursos e mesas-redondas. O programa é desenvolvido por cerca de 500 estudantes dos cursos de licenciaturas (Letras, Matemática, Geografia, Física, Química, História, Filosofia, Biologia, Educação Física, Ciências Naturais, Ciências Humanas e Ciências Sociais) que recebem uma bolsa mensal de R$ 400 para atuarem em uma das 46 escolas da rede municipal ou mesmo da rede estadual, que mantêm convênio com a UFMA.
Segundo o reitor da UFMA, Natalino Salgado, a criação do PIBID, em 2009, pela Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior, Capes, buscou estimular os graduandos em licenciaturas para que pudessem vivenciar a experiência de praticar o conteúdo discutido na sala de aula da universidade dentro das escolas públicas. Para o dirigente, esta iniciativa está atendendo a necessidade da capacitação dos profissionais e tem a perspectiva de reverter o quadro de carência de profissionais qualificados no mercado. “Hoje, o Brasil tem quase de 98% das crianças na Educação Infantil, porém ainda sofremos com um déficit enorme de professores. Há casos de professores sem formação ou mesmo de educadores dando duas disciplinas ao mesmo tempo. Isso acaba comprometendo o ensino”, explica.
Por outro lado, o reitor pontua que o PIBID, isoladamente, não dará os resultados que os professores tão almejam, principalmente no que tange a valorização desses profissionais por parte do Estado. “É preciso, ao lado de políticas públicas, como o PIBID, aumentar os investimentos públicos com o objetivo de valorizar os professores da Educação Básica. Só assim os graduados terão, de fato, a vontade de ir às escolas públicas, após a conclusão de seus cursos”, defende.
Mesmo com o pouco tempo de existência, o coordenador institucional do PIBID/UFMA, Alcilde Leite, já comemora os frutos da iniciativa desenvolvida pela UFMA. Segundo o coordenador, os dados levantados até agora indicam que o programa está promovendo mudanças que estão sendo refletidas principalmente no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB. “Em todas as escolas nas quais o programa se faz presente, por meio da participação dos bolsistas, tivemos a constatação positiva dos resultados, inclusive com mudanças significativas no IDEB. A nossa intenção é aumentar ainda mais a quantidade de bolsa nos próximos anos”, afirma.
Apresentação Cultural
O município de Codó está localizado no Leste Maranhense e fica a cerca de 290 km de São Luís.  A cidade de Deus, como é lembrada no portal de entrada do município, é mundialmente conhecida pela presença de religiões que têm matrizes africanas, cuja riqueza cultural foi mostrada na abertura do SEMID, com as apresentações dos grupos As Mães de Santo, Muzenza e Afro-Vermelho.
Programação
As atividades continuam nesta quinta-feira, 12, por todo o campus da UFMA de Codó, com a oferta de três mesas-redondas, oficinas para a Educação Básica; comunicações orais e relatos de experiências; minicursos; lançamento de livros; mostra de profissões e atividades culturais.